terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os rios do Rio

Largo do Boticário
Cosme Velho - RJ

O Largo do Boticário é um famoso largo localizado no bairro do Cosme Velho na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. O acesso se dá por um estreito beco - o Beco do Boticário - que passa sobre uma pequena ponte sobre o Rio Carioca. O espaço caracteriza-se por sua exuberante vegetação de Mata Atlântica e pelos casarões em estilo neocolonial.
O nome do beco e largo é derivado de Joaquim Luís da Silva Souto, boticário que tinha seu estabelecimento na antiga Rua Direita, atualmente Rua Primeiro de Março no centro do Rio. O boticário comprou terrenos na zona do Cosme Velho e mudou-se por volta de 1831 para o Largo.
A definitiva feição do Largo começou a ser dada na década de 1920, quando Edmundo Bittencourt fundador do jornal Correio da Manhã comprou o terreno e começou a construir casas em estilo neocolonial. Nas décadas de 30 e 40, o diplomata e colecionador de arte Rodolfo da Siqueira continuou a construção e viveu no largo entre 1928 e 1941. Algumas destas casas foram reformadas com a participação dos arquitetos modernistas Lucio Costa e Gregori Warchavchik utilizando materiais autênticos aos da época colonial provenientes de demolições realizadas na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário