terça-feira, 13 de agosto de 2013

Não é mais uma parede...

Parede de Pratos
Como identificar uma identidade visual dentro de uma casa?
Primeiro, se conheça, conheça a sua identidade. Dentro da sua casa, você pode lançar mão de várias ilhas visuais - é preciso apenas ter nexo, sentido e a decoração tem que ser de dentro pra fora, não ao contrário.
Você, como ser pensante e culturalmente ativo, produz suas marcas materiais, como a composição do ambiente em que gosta de viver. Tem que entrar pra poder sair - não é uma frase escatológica, deixo claro - mas produzimos visualmente uma obra única com a mistura do que já vimos pelo mundo, como exposições, fotos, revistas, lojas... e quanto mais ver melhor. Ver no sentido de enxergar, prestar atenção e gravar no seu consciente ou, com o passar do tempo, no seu inconsciente.
Eu amo pratos, e como dizia Cézanne, um açucareiro tem vida própria. Pois bem, pratos também.
Amo os antigos ou os novos, os lisos ou estampados, não importa... eles se falam entre si em uma parede, muitas vezes com assimetria mas com concordância. Essa parede foi um trabalho de organização em Itaipava, mas também um trabalho que envolveu meus recursos visuais. Uma parede branca, simples e pura, que virou outra coisa - não é mais só uma parede...